sexta-feira, 11 de julho de 2014

Achados, informações, curiosidades, inícios.









Revolução de 1932

http://www.geledes.org.br/legiao-negra-os-negros-na-revolucao-constitucionalista-de-1932/




Data do fim da Frente Negra
http://www.marcillio.com/rio/hiregeno.html



Neste domingo o Pessoal Do Faroeste vai comemorar na Roda Samba Pelo Menos Uma Vez o final da temporada no Teatro do MUBE de "Sabiá", inicio da temporada na Sede Luz do Faroeste "Maria, Sou Eu" - espetáculo convidado e abertura dos trabalhos do "Frente Negra". Estão todos convidados!


Igreja de Santa Efigenia

Localizada perto do Vale do Anhangabaú, a atual Igreja de Santa Ifigênia está construída no lugar de uma das mais antigas capelas da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída antes de 1720. Essa primeira capela foi reformada a partir de 1794, e, conforme edito do príncipe regente Dom João VI, em 1809 surgiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Ifigênia, que deu nome ao largo e ao bairro localizado ao redor da igreja. D. João também determinou que a Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, cujos membros eram negros alforriados, se estabelecesse na nova igreja.
A igreja colonial foi demolida no início do século XX. O projeto atual foi elaborado pelo arquiteto austríaco Johann Lorenz Madein. A construção da atual igreja começou em 1904, sendo inaugurada, ainda inacabada, em 1910. As obras terminaram por volta de 1913. O estilo arquitetônico da igreja, que nada tem a ver com o antigo edifício colonial


Programação 

Amanhã e sexta programação do III Bate Boca Projeto Frente Negra
Encontros de palestras-debates para construção do espetáculo “Luz Negra” com o objetivo de aprofundar os estudos e olhares sobre a região da Luz e a Frente Negra Brasileira em São Paulo na década de 30.
Direção: Paulo Faria
Coordenação de pesquisa: Amailton Magno Azevedo
Local: Sede Luz do Faroeste
Rua do Triunfo 301/305
Metrô Luz
ABERTO AO PÚBLICO – ENTRADA GRATUITA
Quinta-feira 03.07
12h às 14h – História do Negro na região da Luz – Herta Franco
Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002) e pós doutorado na Universitat de Girona (Espanha). Atua em áreas como história urbana, memória urbana, história da arte, políticas culturais, patrimônio cultural e intervenções urbanas contemporâneas.
Sexta-feira 04.07
9h às 11h - O negro na produção cinematográfica - Renato Candido de Lima
Cineasta e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP onde desenvolveu um roteiro de longa metragem focado na representação da mulher negra em nossa sociedade e em nosso audiovisual. Possui graduação em Curso Superior do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2007). Entre 2008 a 2009, foi produtor radiofônico para conteúdo de Webrádio. Entre 2009 a 2011, realizou monitoria no Curso de Pós Graduação em Cinema Documentário pela FGV/SP e desde 2008 elabora projetos de produção e formação em audiovisual pela empresa Odun Formação e Produção. Tem experiência em trabalhos na área cinematográfica, televisiva e radiofônica. É sócio proprietário da Produtora Audiovisual Dandara Produções Culturais e Audiovisuais - LTDA. Roteirizou episódios da série televisiva "Pedro e Bianca", veiculada pela TV Cultura. Suas especializações são Roteiro, Direção e Fotografia Cinematográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: negritude, periferia, homem negro, mulher negra e representação da pessoa negra no audiovisual.
12h às 14h - Imprensa Negra entre 1910 e1930: jornais e associações - William Soares
Realização: Pessoal do Faroeste
Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura e Programa Municipal de Fomento ao Teatro







"O samba na realidade, não é do morro nem da cidade... E quem suportar uma paixão saberá que o samba então ... Vem do coração" (Noel Rosa)-Feitio de oração


Mais programmação


Programação III Bate Boca Frente Negra da segunda e terça feira da próxima semana
Segunda-feira 30.6
9h às 11h - Religiosidade e família negra - Acácio Almeida
Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC/SP) , doutorado (2004) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e Pós-doutorado (2006-2007) pela Faculdade de Saúde Pública / USP. Atualmente é professor do Departamento de Antropologia da PUC/SP; professor no Curso de Relações Internacionais da FACAMP - Faculdades de Campinas; Presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas; membro fundador do SSIM - Southern Spaces in Mouvement; pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Universidade Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire). Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História; atuando principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).
Terça-feira 01.07
9 às 11h - Abdias do Nascimento (Ativista político e Fundador do TEN) - Mayra Lourenço
Bacharel e Licenciada em História pela PUC-SP, vencedora do prêmio de melhor trabalho de iniciação científica em história com a pesquisa: O Negro como protagonista: inserção e promoção artístico-social através do Teatro Experimental do Negro (1944 – 1957), professora do ensino médio na Escola Santa Maria e militante no movimento e cursinho popular Projeto Raiz.
12h às 14h - Mulheres Negras na Revolução Constitucionalista de 1932 - Paulo Fernando de Souza Campos
Professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas "Sociedade, Cultura, Linguagens" da Universidade de Santo Amaro - UNISA e curso de Graduação em História da UNISA. Licenciado em História pela Universidade Estadual de Maringá -UEM, Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Assis, com pesquisa de Pós Doutorado pelo Programa de Pós Doutorado da Universidade de São Paulo – EEUSP/FAPESP. Pesquisador Laboratório de Estudos em História da Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERPUSP/LAESHE/CNPq e Grupo de Pesquisa de Políticas e Identidades Ibero-Americanas – POLIBERA/UNISA/CNPq.
Quilombo hoje

http://www.quilombhoje.com.br/quilombhoje/historicoquilombhoje.htm




Instituto Luiz Gama
http://www.institutoluizgama.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1128%3Afundacao-palmares-lanca-sistema-de-informacao-sobre-as-manifestacoes-culturais-afro-brasileiras&catid=10%3Aquestao-racial-e-quilombola&Itemid=38


Nas quebradas do Mundaréu
Trecho do álbum "Plínio Marcos em prosa e samba: nas Quebradas do Mundaréu - com Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro", de 1974. Parte I...






Ciclo da Programação

III Bate Boca Frente Negra
AMANHÃ Sexta-feira 27.06
9h às 11h - São Paulo pós escravidão até a década de 30 – Salomão Joviano
Salloma Salomão Jovino da Silva é músico e historiador. Possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente trabalha na Fundação Santo André e é Consultor da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Tem experiência em produção e gestão cultural e formação acadêmica e continuada de professores nos temas: cultura musical, escravidão e práticas culturais negras no século XIX e XX, identidades étnicas e movimentos negros urbanos, sociabilidades negras em São Paulo e musicalidade africana.
12h às 14h - Organizações políticas negras: Frente Negra e a Legião Negra - William Soares
William Soares é professor da rede municipal de São Paulo e membro do grupo de pesquisa: "Experiências das populações de origem africana em Santa Catarina no pós-abolição", desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Neab/UDESC) e da Rede de Estudos Africanos e da Diáspora (READI). Possui graduação em História pelo Centro Universitário FIEO e mestrado em História do tempo presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com a dissertação intitulada "Educação no pós-Abolição: um estudo sobre as propostas educacionais de afrodescendentes (São Paulo/1918-1931)". Tem experiência em História, com ênfase em História da Educação, Brasil República e Pós-Abolição, História e Cultura das Populações de Origem Africana no Brasil.


A Morte do Chico Preto


25/06 dia INTERNACIONAL da MULHER NEGRA!


Programação

III Bate Boca – 25 de junho a 4 de julho de 2014
O Pessoal do Faroeste convida a todos para o III Bate Boca no Projeto Frente Negra (2a fase) com patrocínio da 24a edição do Fomento da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Encontros de palestras-debates para construção do espetáculo “Luz Negra” com o objetivo de aprofundar os estudos e olhares sobre a região da Luz e a Frente Negra Brasileira em São Paulo na década de 30.
Coordenação de pesquisa: Amailton Magno Azevedo
Local: Sede Luz do Faroeste
Rua do Triunfo 301/305
Metrô Luz
ABERTO AO PÚBLICO – ENTRADA GRATUITA
Quarta-feira 25.06
9h às 11h - Dramaturgia Negra em São Paulo no século 20 e 21 e o TEN (Teatro Experimental do Negro) - Salomão Jovino
Sexta-feira 27.06
9h às 11h - São Paulo pós escravidão até a década de 30 – Salomão Jovino
12h às 14h - Organizações políticas negras: Frente Negra e a Legião Negra - William Soares
Segunda-feira 30.6
9h às 11h - Religiosidade e família negra - Acácio Almeida
Terça-feira 01.07
9 às 11h - Abdias do Nascimento (Ativista político e Fundador do TEN) - Mayra Lourenço
12h às 14h - Mulheres Negras na Revolução Constitucionalista de 1932 - Paulo Fernando de Souza Campos
Quarta-feira 02.07
9h às 11h - Os Pretos da Glette e a mão de obra negra no entorno da região da Luz – Amailton Azevedo
12h às 14h - Geraldo Filme e a crônica no samba - Amailton Azevedo
Quinta-feira 03.07
9h às 11h - Revolução de 30 - Raphael Garcia e Flávio Rodrigues
12h às 14h – História do Negro na região da Luz – Herta Franco
Sexta-feira 04.07
9h às 11h - O negro na produção cinematográfica - Renato Candido de Lima
12h às 14h - Imprensa Negra entre 1910 e1930: jornais e associações - William Soares
Realização: Pessoal do Faroeste
Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura e Programa Municipal de Fomento ao Teatro


Gente da Antiga de 1968
https://www.youtube.com/watch?v=_Ni8aSe7Yt8

Livro"Com a palavra: Luiz Gama". Ed: Imprensa Oficial SP.


clubes-negros-do-final-do-seculo-xix-entram-em-processo-de-tombamento

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/05/1459707-clubes-negros-do-final-do-seculo-xix-entram-em-processo-de-tombamento.shtml


ipeafro (o que foi a Frente Negra)
http://ipeafro.org.br/home/br/acervo-digital/24/42/58/frente-negra-brasileira/



link do livro Frente Negra Brasileira
As entrevistas e textos são de Márcio Barbosa.
Os depoentes são: Aristides Barbosa, Francisco Lucrécio, José Correia Leite, Marcello Orlando Ribeiro e Placidino Damaceno Motta. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário