terça-feira, 15 de julho de 2014


JOÃO RUBINATO



Nascimento em novembro de 1912 (sendo do signo de escorpião).
- Filho de uma mãe negra com um italiano. Casados por interesse do pai na residência herdada pela mãe
- Nascido e residente no Bixiga
- Veio ao mundo num parto caseiro com a ajuda de uma velha parteira negra
- O pai expulsou a mãe ainda grávida da casa ( ou quando ele era recém nascido ) e foram morar num cortiço do bairro
- Se apaixona pelo rádio, seus artistas e o samba de roda da vai vai. Aos 18 anos (1930) ,sai no primeiro cordão de rua da futura escola e desde então sai todos os anos
- Corinthiano devido a convivência entre os moradores do bairro (o time nascido no Bom Retiro é um dos primeiros no país a aceitar jogadores negros)
FEIJOADA E MACARRÃO!
Desde pequeno, ouvia as histórias de sua vó que foi escrava.


- Nome: Flora Eunice Arruda da Silva Barboza

- Data de nascimento: 08/08/1908 - sábado

- Signo: Leão

- Atualmente: 29 anos em 08/08/1937 - domingo

Nasce no Interior, em 08/08/1908, (um sábado) lugar onde se da o encontro matrimonial de seus pais. Filha do Sr. Carlos Barboza –  um sambista amador que trabalhava com o comercio da cana e da Sra Francisca Arruda – uma herdeira e dona de uma grande fazenda especializada pelo cultivo da cana de açucar. É em 1931 com seus 23 anos de idade que vem pra cidade de São Paulo com o objetivo de se reunir com os contatos comerciais de seus Pais. Começa a vir com mais frequencia para a cidade por conta dos negocios. Com o tempo torna-se necessario ficar na casa de seus familiares na regiao da Casa Verde. É aí que ela começa a entrar em contato com a musicalidade local. Apos o termino do curso de Advocacia (que iniciou a fim de cuidar dos negocios familiares), ela se aproxima dos integrantes da Frente Negra pra entender essa união/movimento, já que alguns de seus amigos pertenciam a Frente. Um dia ela pede a um deles que transmita uma noticia ao Vivo (algo sobre um evento politico que iria acontecer em um dos Centros recreativos e era de extrema importancia que a juventude negra estivesse presente), pra sua surprresa seu amigo disse pra que ela mesma o fizesse. Seu charme e engajamento era tão envolvente que ela foi convidada pra adentrar a Radio e noticiar todos os fatos militancia, politica negra. A noite cidade grande cada dia mais a encantava.  E depois de um percuso inesperado, desviando-se de um historico familiar, supreendendo a si mesma, em meio a cantos, denuncias,  batucadas, decepções ... e outras acões. Aos poucos ela e acaba se rendendo ao Som do Samba paulista e Flora se torna a Voz da RADIO LUZ NEGRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário